quinta-feira, 2 de julho de 2015

Maioridade Penal 

Em um documento que circula no meio cibernético e aqui no facebook também, originário da UNICEF, segundo consta na publicação e ali há um trecho que diz o seguinte: "Julgar e encarcerar adolescentes como adultos poderá ainda mais alimentar o ciclo da violência."
Ora! não precisa ser nenhum gênio para pinçar desse mesmo registro que o ciclo da violência existe e em grau elevado, pois é só ler: "poderá ainda mais alimentar o ciclo da violência"
Pois bem, o ciclo da violência já alcançou estágio de calamidade pública e devastação, em termos de segurança e porque? Simplesmente por que o ECA não segura o menor afastado do convívio social por longo tempo e, é neste ambiente e em via pública e no patrimônio do cidadão, que ele comete suas "traquinagens" e não é com estilingue e nem contra indefesas aves mas, contra a vida do cidadão e portando um 38, uma pistola .40 e até mesmo AR 15 e como exterminador do presente mata sem dó nem píedade trabalhadores e com proles e família para conduzir.
Dizer que a detenção não ajuda! Claro que ajuda e tanto isso é verdade que, o que se tem testemunhado é o adulto acompanhado e formando quadrilhas com os menores e na hora da detenção, com quem está a arma letal? Na mão do menor e assim, ele é apanhado, passa uns dias nas casas de recuperação e logo mais já de volta a compor em outra quadrilha.
Com a redução da maioridade penal, o que vai acontecer. Prisão em flagrante e um boa temporada encarcerada e assim, um a menos para não atentar contra a vida de crianças, idosos, chefes de família e etc...
Ah! Mas, não vai recuperar o delinquente! E no universo dos que foram para as casas de passagens, argumentem com informe matemático, em que % eles foram recuperados?
A questão é que, na teoria os tratados, as convenções são lindas, humanistas e altamente sociáveis mas, na pratica é uma calamidade pública.Pois entre muitas origens, a educação é uma delas.
Gostaria de ver e ouvir a reação de um desses profissionais, que tivessem um filho, filha, pais ou esposas e esposos, sob a mira de um 38 e sendo usados como escudo humano por um desses coitadinhos de 16 ou 17 anos e, mesmo a despeito de haver feito súplica ao garoto que não ferisse seu ente querido e mesmo assim ele estourou o cérebro do refém e depois de ter fumado, tomado sua coca cola e na presença de sua namorada se entregou à policia. 
E então se esse profissional tirasse o menor das mãos da policia e o levasse para sua residencia, cuidasse dele, passasse a lhe dar uma mesada mensal, o colocasse no colégio pago e o transformasse num útil cidadão, aí então eu mudaria minha opinião.
Pois de uma realidade passaremos também a viver. O velho e malandro bandido deixa de ter 4 mãos para empunhar uma arma e agora fica só com as suas duas mãos e pagará caro por isso ao ser flagrado em ação criminosa
Mas, por enquanto o segregar da sociedade é o melhor e mais adequado remedio.
Lúcio Reis​ 
Em 02/07/15
Belém do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário